A Importância dos Microdados para o SEO
O que são Microdados?
Antes de mais nada, microdados são uma marcação que você pode adicionar ao HTML do site. Eles ajudam, portanto, os motores de busca a entender melhor o conteúdo das páginas. Além disso, os microdados fazem parte do vocabulário Schema.org, que é suportado pelos principais motores de busca, como Google, Bing, Yahoo e Yandex. Esse vocabulário, em essência, define tipos de dados e propriedades que descrevem pessoas, lugares, produtos, eventos, entre outros, de forma que os motores de busca possam interpretar facilmente.
Como os Microdados Funcionam?
Ao adicionar microdados ao HTML, você, de fato, rotula diferentes partes do conteúdo. Por exemplo, se você tiver uma página sobre um produto, pode usar os mesmos para marcar o nome do produto, o preço, a descrição e as avaliações dos clientes. Consequentemente, essa marcação facilita o entendimento do conteúdo pelos motores de busca, que, assim, deixam de ver apenas texto e imagens. Isso, então, melhora a indexação.
Os microdados, além de tudo, são inseridos diretamente no HTML usando atributos como itemtype
, itemscope
e itemprop
. Veja, por exemplo, um exemplo prático:
htmlCopiar código<div itemscope itemtype="http://schema.org/Product">
<h2 itemprop="name">Tênis de Corrida</h2>
<span itemprop="price">R$ 299,00</span>
<span itemprop="description">Tênis de alta performance para corredores profissionais e amadores.</span>
<div itemprop="aggregateRating" itemscope itemtype="http://schema.org/AggregateRating">
<span itemprop="ratingValue">4.5</span> estrelas de <span itemprop="reviewCount">35</span> avaliações.
</div>
</div>
Nesse exemplo, o motor de busca recebe informações sobre um produto. O código especifica o nome, preço, descrição e uma média de avaliação. Assim, o Google pode exibir rich snippets ou outros recursos na página de resultados, o que, certamente, aumenta a visibilidade da página.
Por que os Microdados são Importantes para o SEO?
Os microdados podem gerar rich snippets ou resultados aprimorados de SEO, que, por sua vez, são mais detalhados do que os snippets padrão. Esses snippets de SEO, em muitos casos, podem incluir preços, avaliações, datas de eventos, entre outros. Isso torna o link mais atraente e aumenta, como resultado, a taxa de cliques (CTR) e a eficácia do SEO.
Além disso, os microdados ajudam os motores de busca a entender o contexto e a relação entre diferentes partes do conteúdo. Isso resulta, em suma, em uma indexação mais precisa e em uma melhor correspondência do conteúdo com as consultas de pesquisa dos usuários.
Por outro lado, incorporar microdados ao site oferece uma vantagem competitiva. Mesmo com o crescimento do uso de microdados, muitos sites ainda não os utilizam. Assim, seu site pode se destacar nos resultados de busca e, dessa forma, atrair mais atenção dos usuários.
Com o aumento das pesquisas por voz e o uso de assistentes virtuais, como Google Assistant e Alexa, os microdados se tornam ainda mais importantes. Essas tecnologias, de fato, dependem muito de dados estruturados para fornecer respostas precisas. Dessa maneira, um site bem estruturado com microdados tem mais chances de ser utilizado como fonte por esses assistentes.
Além disso, os microdados também ajudam na indexação de conteúdo rico, como vídeos, receitas e produtos. Isso, por fim, garante que seu conteúdo seja exibido nas seções adequadas das páginas de resultados, como a seção de vídeos ou o carrossel de produtos.
Conclusão
Em conclusão, implementar microdados no site é uma prática poderosa de SEO. Eles melhoram a visibilidade, a compreensão do conteúdo pelos motores de busca e, como consequência, o desempenho geral do site nos resultados de busca. Estruturando o conteúdo de forma clara, você, definitivamente, melhora a experiência do usuário e aumenta as chances de conversão e sucesso online. Em um ambiente digital competitivo, utilizar eles pode ser o diferencial que coloca seu site à frente dos concorrentes.